DMRI

Assine nossa Newsletter

Para receber mais informações e conteúdos sobre DMRI, por favor, informe seu e-mail abaixo:

E-mail:

OK

Conheça a DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade


Uma doença silenciosa e principal causa de cegueira mundial em pessoas acima dos 50 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV). Essa é a degeneração que afeta diretamente a mácula, região central e mais nobre da retina, responsável pela captação de imagens centrais e detalhadas que permitem às pessoas enxergar tudo o que está à sua frente, além de possibilitar a visão de cores.


A degeneração macular relacionada à idade causa, inicialmente, desconfortos e dificuldades de visão que, muitas vezes, podem ser confundidas com uma simples baixa de visão devido à idade ou ao processo de envelhecimento. Em outros casos, pode passar despercebida pelo paciente, já que um olho compensa a deficiência do outro. Com a progressão da doença, uma mancha escura se instala na visão central e o idoso passa a ver imagens distorcidas e com linhas embaralhadas.


A degeneração macular relacionada à idade causa prejuízos significativos na qualidade de vida dos pacientes, como dificuldade de realizar tarefas sozinho, dependência da família, além da possibilidade da cegueira irreversível se não tratada rápida e corretamente. Assim, é extremamente importante que, após os 50 anos de idade, sejam feitas consultas periódicas ao oftalmologista especialista em retina – o retinólogo.


Dificuldades de visão não devem ser encaradas como uma consequência natural da idade e, diante de qualquer sinal de alteração visual, o médico deve ser procurado. O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento adequado da degeneração macular relacionada à idade.