Fibrose cística

Receba nossa Newsletter

Por favor informe:

E-mail:

OK

O que é fibrose cística

Antibiótico em pó reduz tempo de tratamento | Fonte: zh.clicrbs.com.br | 30/07/2014

Remédio para fibrose | Fonte: Jornal Valor Econômico | 14/03/2014

A fibrose cística é uma doença genética, autossômica recessiva.

Na prática isso significa que para que um bebê nasça com a doença, é preciso que tanto o pai quanto a mãe carreguem o gene da fibrose cística, mesmo que nunca tenham manifestado a doença.

Também conhecida como mucoviscidose ou doença do beijo salgado, a fibrose cística acomete diversos órgãos, mas as complicações maiores são nos sistemas respiratório e gastrointestinal.

Isso porque a fibrose cística prejudica o funcionamento das glândulas exócrinas, que são as responsáveis por produzir muco, suor e até as enzimas pancreáticas. Em um paciente com fibrose cística, o muco torna-se mais espesso, prejudicando a respiração, digestão e absorção de nutrientes e risco de desidratação.

O gene da fibrose cística está mais presente na população branca. No Brasil, estima-se que nasça 1 bebê com fibrose cística a cada 7 mil. Mas os dados variam entre as regiões do país e, devido à diversidade e miscigenação da população, pode acometer pessoas de todas as origens.

A fibrose cística impacta fortemente a qualidade de vida do paciente. Os prejuízos para o sistema respiratório, por exemplo, podem ser muito graves.

- Dr. Luiz Vicente Ribeiro Ferreira da Silva Filho CRM 69 437 SP, Chefe da Unidade de Pneumologia Pediátrica do Instituto da Criança – HCFMUSP

Onde buscar ajuda

UNIDOS PELA VIDA
Instituto de Divulgação da Fibrose Cística

DI FIBROSE
Um Grupo criado sem fins Lucrativos, que divulgar uma doença chamada Fibrose Cística.

ABRAM
Associação Brasileira
de Assistência a Mucoviscidose

AAMPR
Associação Paraense de Assistência a Mucoviscidose